sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ORÍ MÉJÌ – Duas Cabeças em apenas um corpo?

Hoje gostaria de expor um tema polêmico, muito debatido nas redes sociais, da qual está abarrotada de falsas informações, equívocos e conceitos distorcidos.

O termo Orí Méjì é comumente usado entre o povo de santo para designar indivíduos que possuam a duplicidade de Òrìṣà, em uma única cabeça. Para um melhor entendimento se faz necessário esclarecer que quando adjetivo o termo Méjì significa: dois, duas, casal, par, gêmeos, porém quando quando o referido termo se trata de um substantivo tem o significado de equivoco, falsidade.

Sabemos perfeitamente que durante o complexo e elaborado Rito Iniciático, o ápice da cerimônia será a consagração do noviço através do Òṣù – um amalgamado de substâncias mágico religiosa, do qual denomino de maneira mui particular, o DNA MÍTICO, ou seja, a substância mítica que carrega em si a individualização do Òrìṣà a ser consagrado. Essa junção e misturas de elementos sagrados, será fixada em um ponto preciso e especifico na cabeça do noviço. Obviamente não poderá existir “duas massas distintas” pois em todas as cabeças existem apenas um “ponto exato” destinado a receber o Òṣù.

Esse suposto “ìyáwòrìṣà orí méjì” receberia de que forma dois “Òṣù distintos de dois Òrìṣà distintos” em uma única cabeça física?

Outro fator importante a ser mencionado, é o fato daqueles que se submeteram a suposta “cerimonia de iniciação e consagração de um orí méjì” carregar e receber tudo em duplicidade, ou melhor dizendo, “tudo aquilo que um Òrìṣà receber o outro também receberá em absoluta igualdade”. Com exceção do mais importante entre todos eles o Òṣù.

Se realmente existe a necessidade e obrigatoriedade de ser iniciado e consagrado dois Òrìṣà diferentes em uma única cabeça, que não seja em uma única cerimonia de iniciação e sim em duas, pois em meu conhecimento e entendimento, não existe nenhuma possibilidade de iniciar uma pessoa para duas divindades em uma única vez.

Acredito que uma única pessoa possa ser iniciada e consagrada a várias divindades, quantas forem necessárias, como ocorre em território africano, do qual se trata de uma pratica comum entre os iorubás, embora não seja aceita e até mesmo muito criticada na tradição afro brasileira.

Podemos assentar, cuidar, zelar de quantos Òrìṣà forem necessário em nossa jornada religiosa, mas se formos iniciado e consagrado apenas uma única vez, pertenceremos a uma única Divindade Tutelar.

Não sou, não fui, não pretendo ser e nunca serei o “Dono da Verdade”; então o que aqui acabo de relatar é apenas o meu ponto de vista em particular e sempre respeitando os demais, sobre tudo aqueles que de certa forma se julguem Orí Méjì e aqueles que os iniciaram nos mistérios das religião.

Um forte abraço a todos.


Baba Guido Olo Ajaguna.

20 comentários:

  1. Babá,

    virei seu fã, adorei seus textos principalmente os de cunho pessoal. Enviei um email pedindo seu consentimento para a republicação dos seus textos no meu blog " O Mundo dos Orixás" Ocandomblé.worldpress.com" , nosso objetivo é o mesmo na preservação da cultura afrobrasileira.

    Àwúre!

    ResponderExcluir
  2. Muito sábio seu texto e o que penso e mais coerente com o iniciado.

    ResponderExcluir
  3. Muito sábio seu texto e o que penso e mais coerente com o iniciado.

    ResponderExcluir
  4. Ago, Babá. Então existem pessoas orí méjì o que não existe, do seu ponto de vista, é a consagração ou iniciação de duas divindades numa mesma cabeça dentro da tradição afro brasileira. Compreendi corretamente?

    ResponderExcluir
  5. Em Umbanda de Almas e Angola nós temos o orixá de cabeça e o juntó. Durante a Coroação, o sacerdote, fazendo uso de um punhal, coroa a cabeça do iniciado com um ponto de coroação que une simbolos tanto do orixá de cabeça quanto do juntó. Porém a cabeça só recebe o axé do orixá de frente, visto que a ave sacrificada pertencerá SEMPRE ao orixá de frente e nunca ao juntó. Será sacrificada a ave pertencente do juntó, mas não sobre o ori do iniciado e sim no altar. Apenas as guias do mais novo Baba/Yao recebem o axé dos dois orixás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Umbanda iniciando gente? Meu deus, o mundo tá perdido!

      Excluir
    2. Acho que camarinha é uma iniciação na Umbanda. Talvez seja isso! Prefiro não julgar e respeitar o bem feito pelo alheio, já que não existe uma bíblia do candomblé e da Umbanda.

      Excluir
  6. A bênção ao mais velhos e meu mukuiu a todos adeptos dessa religião AFRO ... Eu sou ory mejì sou de obaluaye com ogum .. meu pai de santo me iniciou a 3 anos . Meu segundo santo no caso ogum come junto com obaluaye , tudo que obaluaye recebe ogum recebe também .. as vezes me sinto meio bipolar rsss as vezes estou na vibração de obaluaye e as vezes na do ogum .. mas são orixás de muita luz e de muita sabedoria e força .. sou grato por ser do ory mejì e ter o privilégio de carregar duas divindades tão cheia de luz e asé em meu orì .. obrigado a todos Deus e orixá abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade voce nao é ori meji querido, você é ori kejá, ori meji denomina- se o individuo que possui duas ligações ancestrair com um casal de orisas, uma yaba e um oboró (orisa mulher e orisa homem) quando o indivíduo vem com essa ligação ancestral com dois oborós como no seu caso, e no meu tambem ( Osumare e Omolu) ou com duas Yabás ele é denominado como ori kejá. Porem a forma de tratamento dos dois tambem é igual, e o nosso orisa juntó indeoende disso tudo

      Excluir
  7. Também sou ori meji oya , ogum vou iniciar

    ResponderExcluir
  8. E quando vc sabe qnd tem Ori mege do mesmo Orixá? Como fica?

    ResponderExcluir
  9. Sou ory meji sango e oxalá iniciado na angola

    ResponderExcluir
  10. Sou ory meji sango e oxalá iniciado na angola

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Okolofe, muito feliz as suas colocações nas postagens sobre assuntos relacionados a nossa religião.Sou seu fã!

    ResponderExcluir
  12. Muito importante as colocações sou Alex filho de oxossi e ogum de frente e nanan e Obaluaê com junto

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a tds
    Sou d ory merji iansã cm iemanjá
    Td q faço pra uma tenho q fazer pra outra
    Ajuntor tenho tbm são outros orixas
    E incorporo as duas iansã e iemanjá ao mesmo tempo
    E n tem quem vem primeiro rsrs

    ResponderExcluir
  14. Nossa, confesso que fiquei confusa. Conheci uma moça que tem iemanja e oya, eu fiquei tipo como assim duas mães? vim pesquisar para tentar entender, e nossa realmente tem doutrinas e casos bem diferentes dentro da umbanda, é um infinito para se estudar. Estou na religião a anos sou da terceira geração da minha familia e nunca tinha visto ou ouvido falar sobre esse assunto, muito interessante, pretendo estudar para aprender mais.

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre soube que era de Yemanjá mas quando fui jogar búzios pra confirmar não confirmava por nada, aparecia Yemanjá e mais alguém do branco e o jogo nunca dava uma resposta definitiva.

    Até que uma certa vez deram um Obi na minha mão e falaram pra eu perguntar e jogar..."meu ori é meji Yemanjá e Oxaguiãn/Oxaguiãn e Yemanjá ?" e pronto, aláfia.

    ResponderExcluir