sábado, 2 de julho de 2016

ÁWÒRÁN ÒṢÀ


"A Boneca Consagrada e seus Mistérios perdidos no tempo"



Possa até parecer estranho, quando digo “perdido no tempo”, mas é exatamente isso que acontece nos tempos de hoje. Embora quando adentramos um “quarto de santo”, podemos facilmente perceber a presença de várias bonecas, vestidas das mais diversas formas encima dos mais diversos assentamentos das divindades femininas. Entretanto, as maiorias dessas bonecas não estão consagradas e por muitas vezes, ali estão, apenas como um ornamento, um enfeite; mas longe de ser uma representação “legitimada” de uma Ìyágbà.

Na atualidade, a popularidade de bonecas encima do “assento de uma santa” é tamanha, que podemos ver as famosas bonecas “bruxa européia” sobre os assentamentos de divindades femininas que estão relacionadas à Ìyámi Òṣòròngà.

Na antiguidade, uma legitima Áwòrán, deveria ser confeccionada e preparada por uma mulher capacitada para tal função dentro do Terreiro do qual passaria a fazer parte deste. Mulher essa que ainda permanecia em seu período fértil e que já tenha colocado um ou mais filhos no mundo. Essa tarefa era vedada as mulheres que por infelicidade tenham perdido seus filhos na gravidez, independente de ser aborto provocado ou espontâneo.

As antigas bonecas eram preparadas com cabeças ocas, mãos e pés de porcelanas para diversas divindades femininas, com exceção da Áwòrán Yéwà, da qual sua cabeça oca, mãos e pés eram confeccionados em madeira escura.

O fato das cabeças serem ocas por dentro, se dá pelo motivo da obrigatoriedade de se acomodar ali, o Àṣẹ do Òrìṣà em questão, que iria receber a boneca.

As Áwòrán recebiam os mesmos tratos e cuidados que recebiam os assentamentos em que habitavam; pois segundo os antigos, acreditavam que as bonecas por sua vez consagradas, tinham vida e não apenas um “objeto inanimado” qualquer. Suas roupas eram trocadas com o tempo e de acordo com as festividades; se fosse Dia de Festa, elas vestiam roupas de santo, com seus adornos e paramentas; caso contrário, permaneciam com suas roupas de baianas e seus colares coloridos.

Um grande “segredo guardado” são suas oferendas recebidas durante as festividades, do qual não cabe nesse post violar o sagrado.

Os contos da antiguidade relacionados a essas Sagradas Bonecas são vários e só fortalecem o poder mítico desse Ser Enigmático que se perdeu no tempo.

Baba Guido Olo Ajaguna


0 comentários:

Postar um comentário