terça-feira, 28 de março de 2017

Por que o ìyáwò não permanece na Casa de Candomblé?


Obviamente que na maioria das vezes Àwọn Babalorìṣà ati Ìyálòrìṣà irão dizer que não existe mais ìyáwò nos dias de hoje, não prestava para fazer o santo, que era um ingrato e tantas outras justificativas. Mas será que a culpa é somente do ìyáwò? Possa até ser que seja dele! Mas na maioria das vezes a maior culpa é dos próprios Baba e Ìyá, ou seja, os problemas estão neles.

Muitos são aqueles que no afã de se obter uma Casa de Candomblé com centenas de filhos e filhas de santo, não dão importância alguma quanto a questão de um individuo ter ou não a necessidade de uma iniciação dentro do Culto aos Orixás. Em uma colocação muito particular digo: "todos podem ser iniciados, mas nem todos nasceram para iniciar-se no candomblé".

Outro fator importante é quanto a questão de descartar a decisão do Òrìsà Dono do Terreiro, de aceitar o noviço em sua comunidade e se a Divindade Tutelar do noviço aceita o Baba ou a Ìyá para zelar dele e de seu filho(a).

Sem a necessidade de mencionar no fato de muitos sacerdotes e sacerdotisas de nosso culto persuadir pessoas com falsas promessas, inclusive usando as celebres e falsas frases: "Se você não fizer seu santo, vai morrer" e/ou "Se fizestes seu santo vai enriquecer". Também não vejo a necessidade de entrarmos em detalhes, quanto a questão do comportamento inapropriado de certos Lideres Religiosos e Religiosos.

Baba Guido Olo Ajagúnà

0 comentários:

Postar um comentário