terça-feira, 16 de maio de 2017

ÒRÌṢÀ DOUTRINADO



A principio acredito que se faz necessário esclarecer, que o termo "doutrina" nesta postagem, refere-se ao "conjunto coerente de ideias fundamentais a serem transmitidas, ensinadas e o conjunto das ideias básicas contidas num sistema filosófico e religioso.

Acredito que a primeira manifestação de um Òrìṣà, durante o transe de possessão de um neófito, dar-se de forma primitiva. De uma maneira mais clara, quem nunca viu uma ìyáwòrìṣà cair solo abaixo durante sua primeira manifestação? Quem nunca presenciou um ìyáwòrìṣà durante o primeiro contato com o seu Òrìṣà, começar a estrebuchar-se de maneira assustadora? 

Assim sendo, qual o procedimento a ser tomado nessas duas situações? Obviamente seria levantar o neófito do chão com as palavras “kí o dìde dúró" ensinando ao Òrìṣà, que em sua próxima chegada, evite de derrubar o corpo de seu filho no chão; assim como, "má ṣe fara ya" para aquele que se apresenta agitado.

A maioria dos Òrìṣà, sempre trazem consigo uma particularidade que os identificam. Porém, entendo que existe a necessidade de ensinar determinados atos e costumes. Lembrando que, ainda existem Àwọn Òrìṣà que não aceitam certos tipos de ensinamentos e se insistirmos, empacam feito burros (com todo respeito). Quem nunca presenciou um(a) iniciado(a) dançar maravilhosamente bem, enquanto sua Divindade "não tem pé de dança algum"?

Talvez nos dias de hoje, não vemos mais ìyáwòrìṣà desfalecer ou agitar-se convulsivamente quando uma energia tão poderosa toma o seu corpo pela primeira vez. Na atualidade podemos perfeitamente observar a primeira manifestação do Òrìṣà de forma dita como "polida ou lapidada", onde a denominada doutrina não se faz mais necessária. 

Baba Guido Olo Ajagúnà. 

0 comentários:

Postar um comentário